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Dicas
Pós-Operatório - Hipertensão

A Hipertensão é o aumento anormal e por longo período da pressão que o sangue faz ao circular pelas artérias do corpo, para nós é muito importante que o Sr. (a) siga as orientações abaixo para se manter com saúde e evitar o aumento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Assim sua recuperação será muito mais rápida!

O que fazer:

Faça a higiene adequada dos alimentos (principalmente os consumidos crus):

1) Antes de começar o processo, lave bem as mãos com água e sabão.
2) Com as mãos limpas, retire os produtos das sacolas e limpe-os em água corrente, deixe separados os alimentos em que deseja higienizar, alimentos que se come com a casca precisam obrigatoriamente passar pelo processo.
3) Em uma bacia de água coloque 1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água, esta mistura chama-se solução de hipoclorito de sódio. Misture bem.
4) Deixe de 15 a 20 minutos os alimentos mergulhados na solução de hipoclorito de sódio. Mexa de vez em quando para que o líquido pegue em toda a superfície dos alimentos.

5) Lave cada um em água corrente



6) Se não for consumir na hora, seque com um papel limpo e guarde em potes limpos na geladeira, ou em sua dispensa

Pronto! Agora, os seus alimentos estão higienizados e preparados para o consumo!

Tenha uma alimentação rica em
frutas, legumes e verduras.
Por exemplo, no consumo de carnes, deve ser priorizado as carnes magras, sendo elas: brancas (Filé de peixe ou filé de frango (sem pele), ou vermelhas (patinho, coxão mole) e clara de ovo. As oleaginosas como nozes, castanhas, amêndoas contem baixo teor de sódio e podem auxiliar na redução da pressão. Utilize também com moderação: azeite de oliva (para temperar saladas), óleos vegetais (soja e canola).

Faça uma refeição com variedade de sabores, os temperos naturais são muito bem-vindos no cardápio, por exemplo: experimente usar ervas e especiarias como o tomilho, a salsa, a cebolinha, a sálvia, o alecrim, o manjericão, o coentro, a cúrcuma, a canela, o gengibre, o cravo, entre outras opções.

Eles trazem um toque diferente às refeições do dia a dia. Esses temperos podem aguçar o paladar e melhorar a aceitação, além de possibilitar a redução de sal nas preparações e ajudar na nutrição trazendo mais vitaminas e minerais na sua refeição.

Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão.

Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice-versa).

O hábito bem brasileiro de comer arroz com feijão tem sido bastante recomendado.

Faça de 5 a 6 refeições por dia. Dica: faça suas refeições em locais tranquilos, mastigue o alimento devagar, curta este momento!

Se hidrate! Beba bastante água ao longo do dia. Dica: deixe uma garrafinha cheia sempre por perto, não precisa beber tudo de uma vez, vá de gole em gole sempre que possível.

Evitar:
Nas refeições evitar comer alimentos à milanesa, fritos, empanados e folhados.

Evitar alimentos industrializados, pois contem alto teor de sódio como: Refrigerantes, sucos em pó, sucos de caixinhas, bebidas isotônicas, bebidas alcoólicas, temperos prontos, enlatados (milho, ervilha, atum), conservas (palmito, azeitona, picles), carnes industrializadas (almondegas, hamburguer e nuggets), macarrão instantâneo, sopas prontas (industrializadas), biscoitos salgados (de polvilho e cream creaker), salgadinhos, batatas fritas, pizzas, pastel.
Leia sempre os rótulos das embalagens, inclusive de adoçantes, pois podem conter sódio (sacarina sódica/ ciclamato monossódico). Caso possuam consuma com moderação.
Retire o saleiro da mesa e reduza a quantidade de sal utilizada no preparo das refeições.

Abandone o tabagismo, ou ao menos reduza.

Pratique atividade física orientada regularmente, pois auxilia na manutenção de peso adequado, na redução dos níveis de colesterol sanguíneo, combate ao estresse e melhora a qualidade de vida.
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