Logo Hpari
Tel: 55 11 3322-6500
Dicas
Pós-Operatório - Diabetes Mellitus

A Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que acontece pela falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Para nós é muito importante que o Sr. (a) siga as orientações abaixo para se manter com saúde. Assim sua recuperação será muito mais rápida!

O que fazer:

Faça a higiene adequada dos alimentos (principalmente os consumidos crus):

1) Antes de começar o processo, lave bem as mãos com água e sabão.
2) Com as mãos limpas, retire os produtos das sacolas e limpe-os em água corrente, deixe separados os alimentos em que deseja higienizar, alimentos que se come com a casca precisam obrigatoriamente passar pelo processo.
3) Em uma bacia de água coloque 1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água, esta mistura chama-se solução de hipoclorito de sódio. Misture bem.
4) Deixe de 15 a 20 minutos os alimentos mergulhados na solução de hipoclorito de sódio. Mexa de vez em quando para que o líquido pegue em toda a superfície dos alimentos.

5) Lave cada um em água corrente



6) Se não for consumir na hora, seque com um papel limpo e guarde em potes limpos na geladeira, ou em sua dispensa

Pronto! Agora, os seus alimentos estão higienizados e preparados para o consumo!

Escolha bem os alimentos que são fonte de carboidratos, dando preferência aos que são integrais, pois promovem mais saciedade e tem alto teor de fibras.

Tenha uma alimentação equilibrada, rica em alimentos in natura e minimamente processados.

Com ingestão maior de: hortaliças (de diferentes tipos e cores), leguminosas, frutas, cereais (principalmente os integrais), carnes magras, peixes, ovos, leite, iogurte, queijo e derivados (principalmente os desnatados).

Consuma frutas que seja rica em vitamina C, e tenham baixo índice glicêmico, como: laranja, morango, ameixa, melão, melancia.

Nas preparações deve-se dar preferência aos grelhados, assados, cozidos no vapor ou até mesmo crus.

Não cozinhe demais os alimentos, principalmente os vegetais, pois quando cozidos em excesso perdem a maioria dos nutrientes. O ideal é que seja preparado no vapor ou no forno coberto com papel-alumínio. Quando você cozinha na água, ela leva embora uma quantidade muito grande dessas substâncias. Já o cozimento a vapor tem um desperdício menor, uma vez que a água do vapor passa pelo alimento, mas, como a panela fica fechada, volta a cair sobre os legumes. A dica para essa forma de cozimento é optar por cozinhar os legumes ainda com casca, que servem como uma barreira natural.

Tenha de 5 a 6 refeições por dia, não substitua refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) por lanches rápidos.

Os alimentos ultraprocessados devem ser evitados pelo alto nível de ingredientes artificiais.
Limitar a ingestão de alimentos ricos em gordura saturada, álcool, sal e açúcar de adição, como: fast-food, enlatados, embutidos, doces.
Evitar bebidas com adição de açúcares, como: refrigerantes, sucos prontos.

 

Se hidrate! Beba bastante água ao longo do dia. Dica: deixe uma garrafinha cheia sempre por perto, não precisa beber tudo de uma vez, vá de gole em gole sempre que possível.

Sugestões de suplementos alimentares:

Uma excelente alternativa para ajudar a melhorar a Diabetes e minimizar as perdas nutricionais é a suplementação oral, além de ser uma via preferencial, não invasiva alguns suplementos podem ser inclusive de agrado ao paladar. 

Abaixo encontram-se algumas sugestões de suplementação, que você poderá escolher a que melhor couber em seu orçamento e/ou preferência de sabor. O local ideal de compra destes suplementos não é em supermercados, e sim em farmácias.

 

DIASIP EM PÓ suplemento em pó é especialmente utilizada para o controle glicêmico. Indicado para diabéticos do tipo 1 e 2 ou gestacional, pacientes com síndrome metabólica, para adequação do plano alimentas de pacientes com diabetes e para pacientes que necessitam manter o controle glicêmico.
A diasip auxilia na redução de episódios de hiper e hipoglicemia. Recomenda-se o consumo de 2 a 3 vezes por dia, no intervalo das refeições principais. O consumo pode ser feito no lanche da manhã, lanche da tarde e lanche da noite, sendo possível consumir também antes ou depois da atividade física.
É possível encontrar o Diasip em farmácias/drogarias e no site: https://www.mundodanone.com.br/

DIASIP LÍQUIDO 200 ML é especialmente utilizada para o controle glicêmico. Indicado para diabéticos do tipo 1 e 2 ou gestacional, pacientes com síndrome metabólica, para adequação do plano alimentar de pacientes com diabetes e para pacientes que necessitam manter o controle glicêmico. A Diasip auxilia na redução de episódios de hiper e hipoglicemia. É indicado a sua ingestão de 1 a 3 vezes por dia.
É possível encontrar o Diasip em farmácias/drogarias e no site: https://www.mundodanone.com.br/

NUTREN CONTROL é um suplemento em pó indicado para auxiliar no controle dietético de pessoas com necessidades especiais no metabolismo de açúcares. Na versão pó, sabor baunilha, Nutren Control pode ser adicionado 5 colheres de sopa em 180ml de água ou utilizado em receitas doces. Nutren Control em Pó são alimentos para dietas com restrição de sacarose, glicose, frutose e lactose, sendo isento destes açúcares. No entanto, possuem outros açúcares próprios dos ingredientes, além de ser fonte de fibras e ômega 3. Porém, é essencial seguir as orientações do médico ou nutricionista responsável em um plano dietético individualizado tanto para a Diabetes, como para outras possíveis condições adversas de saúde. É possível encontrar o Nutren Control em farmácias/drogarias e no site: https://www.nutrencontrol.com.br/contato/faq/sobre-nutren-control?question=12

NUTREN CONTROL LIQUIDO é um suplemento liquido indicado para auxiliar no controle dietético de pessoas com necessidades especiais no metabolismo de açúcares. O diferencial da versão Líquida é que ela oferece maior praticidade, pois você pode consumir onde e quando quiser. A versão do produto Pronto para Beber é apresentada nos sabores chocolate e baunilha, em embalagens de 200ml.  Nutren Control em Liquido são alimentos para dietas com restrição de sacarose, glicose, frutose e lactose, sendo isento destes açúcares. No entanto, possuem outros açúcares próprios dos ingredientes, além de ser fonte de fibras e ômega 3. Porém, é essencial seguir as orientações do médico ou nutricionista responsável em um plano dietético individualizado tanto para a Diabetes, como para outras possíveis condições adversas de saúde. É recomendado a ingestão de 1 unidade, ou de acordo com a orientação do nutricionista.
É possível encontrar o Nutren Control em farmácias/drogarias e no site: https://www.nutrencontrol.com.br/contato/faq/sobre-nutren-control?question=12

GLUCERNA EM PÓ é um produto que foi desenvolvido especialmente para pessoas com diabetes. Sua fórmula exclusiva com carboidrato de lenta absorção ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Auxilia no controle glicêmico, auxilia no ganho da massa muscular, possui fibras, vitaminas e minerais, sem adição de sacarose. É recomendado adicionar 200 ml de água fria em 6 colheres de pó de Glucerna, ou de acordo com a orientação do nutricionista.
É possível encontrar o Glucerna em farmácias/drogarias e no site: https://www.glucerna.abbott/br/sobre-nos-produtos/glucerna-em-po.html

GLUCERNA LÍQUIDO é um produto que foi desenvolvido especialmente para pessoas com diabetes. Sua fórmula exclusiva com carboidrato de lenta absorção ajuda a manter estáveis os níveis de açúcar no sangue. Auxilia no controle glicêmico, auxilia no ganho da massa muscular, possui fibras, vitaminas e minerais, sem adição de sacarose. Pode ser consumido no lanche da manhã, tarde ou noite, sendo recomendado 2 porções por dia, ou de acordo com a orientação do nutricionista.
É possível encontrar o Glucerna em farmácias/drogarias e no site: https://www.glucerna.abbott/br/sobre-nos-produtos/glucerna-em-po.html

Dicas

Hospital do Pari - contato@hpari.com.br - Tel: 55 11 3322-6500