Logo Hpari
Tel: 55 11 3322-6500
Dicas
Pós-Operatório - Desnutrição

A desnutrição ocorre quando o corpo não recebe nutrientes suficientes, para nós é muito importante que o Sr.(a) siga as orientações abaixo para se manter com saúde e evitar o aumento de outras Doenças Crônicas Não Transmissíveis como Diabetes e Hipertensão Arterial. Assim sua recuperação será muito mais rápida!

O que fazer:

Faça a higiene adequada dos alimentos (principalmente os consumidos crus):

1) Antes de começar o processo, lave bem as mãos com água e sabão.
2) Com as mãos limpas, retire os produtos das sacolas e limpe-os em água corrente, deixe separados os alimentos em que deseja higienizar, alimentos que se come com a casca precisam obrigatoriamente passar pelo processo.
3) Em uma bacia de água coloque 1 colher de água sanitária para cada 1 litro de água, esta mistura chama-se solução de hipoclorito de sódio. Misture bem.
4) Deixe de 15 a 20 minutos os alimentos mergulhados na solução de hipoclorito de sódio. Mexa de vez em quando para que o líquido pegue em toda a superfície dos alimentos.

5) Lave cada um em água corrente



6) Se não for consumir na hora, seque com um papel limpo e guarde em potes limpos na geladeira, ou em sua dispensa

Pronto! Agora, os seus alimentos estão higienizados e preparados para o consumo!

Algumas sugestões para aproveitar ao máximo o valor nutritivo dos alimentos, em especial das frutas e verduras:

Frutas e verduras devem ser consumidas bem frescas, pois os nutrientes vão se perdendo com o amadurecimento e com o tempo de armazenamento. Evite bater esses alimentos no liquidificador para não perder algumas vitaminas, como a vitamina C.

Não cozinhe demais os alimentos, principalmente os vegetais, pois quando cozidos em excesso perdem a maioria dos nutrientes, alimentos quando entra em contato com a água perde alguns minerais. O ideal é que seja preparado no vapor ou no forno coberto com papel-alumínio.

Quando você cozinha na água, ela leva embora uma quantidade muito grande dessas substâncias. Já o cozimento a vapor tem um desperdício menor, uma vez que a água do vapor passa pelo alimento, mas, como a panela fica fechada, volta a cair sobre os legumes. Para isso, é necessário que os legumes estejam cortados em pedaços grandes. Isso diminui a área de contato com o vapor, preservando ainda mais suas características. A dica para essa forma de cozimento é optar por cozinhar os legumes ainda com casca, que servem como uma barreira natural.

Aproveite a água que sobrou do cozimento para preparar outro prato, como sopas, cozidos ou sucos; assim você aproveitará as vitaminas e minerais que se soltaram do alimento e ficou na água.

Dica: Pode congelar em forminhas de gelo e virar um caldo de carnes/legumes caseiro para uma próxima preparação!

Não coloque nenhuma substância para ressaltar a cor dos vegetais (como bicarbonato de sódio), pois as vitaminas se perdem.

Não submeta nenhum alimento a temperaturas altas demais, prefira o fogo brando, pois utilizando altas temperaturas, imersão em água, pode levar à perda de nutrientes (desde pequenas até elevadas), especialmente vitaminas e, em menor proporção, de minerais.

Conserve os alimentos de maneira adequada: em geladeira ou à temperatura ambiente, entre 20°e 27°.  Sempre seguindo as orientações de conservação e validade que vem na embalagem dos alimentos.

Para cada 2 colheres de arroz, comer 1 de feijão. Esses dois alimentos se complementam, principalmente no que diz respeito às proteínas (a proteína que falta em um, tem no outro e vice-versa). O hábito bem brasileiro de comer arroz com feijão tem sido bastante recomendado.

Ter uma alimentação rica em frutas, verduras, cereais integrais e proteínas magras (frango, carne bovina, peixe, etc). Procure sempre ter uma alimentação diversificada e balanceada.

Tenha de 5 a 6 refeições por dia, não substitua refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) por lanches rápidos.

Faça um prato colorido, com variedades de alimentos. A variedade na alimentação é fundamental. Uma boa forma de verificar isso é pela cor dos alimentos no seu dia a dia. O prato colorido é indicativo de que você acertou nas escolhas e de que o seu corpo estará nutrido.

Os alimentos ultra processados devem ser evitados pelo alto nível de ingredientes artificiais. A nossa alimentação deve ser baseada em alimentos in-natura e minimamente processados (como carnes, ovos, leite, frutas, verduras, legumes, arroz, feijão).

Os alimentos energéticos (que fornecem energia para o dia a dia) são ricos em carboidratos e gorduras – batata, arroz, massas, pães, manteiga, aveia, abacate, açúcar, mel e azeite.
Já os construtores são fontes de proteína - carnes, ovos, leite e derivados, feijão, grão de bico, lentilha e ervilha.
Por fim, os reguladores, que são fonte de fibras, vitaminas e minerais – frutas, legumes e verduras.

Faça uma refeição com variedade de sabores, os temperos naturais são muito bem-vindos no cardápio, por exemplo: experimente usar ervas e especiarias como o tomilho, a salsa, a cebolinha, a sálvia, o alecrim, o manjericão, o coentro, a cúrcuma, a canela, o gengibre, o cravo, entre outras opções. Eles trazem um toque diferente às refeições do dia a dia. Esses temperos podem aguçar o paladar e melhorar a aceitação, além de possibilitar a redução de sal nas preparações e ajudar na nutrição trazendo mais vitaminas e minerais na sua refeição.

Se possível consuma 1 colher de óleo de coco em cada refeição!  O óleo de coco auxilia a absorção dos nutrientes provenientes da alimentação diária, em especial os minerais magnésio e cálcio, algumas das vitaminas do complexo B, vitaminas A, D, E, K, beta-caroteno, e alguns aminoácidos. Esta é a razão por que o óleo de coco é recomendado contra a desnutrição, pois ele auxilia na melhoria da absorção das vitaminas e minerais ingeridos.

Se hidrate! Beba bastante água ao longo do dia. Dica: deixe uma garrafinha cheia sempre por perto, não precisa beber tudo de uma vez, vá de gole em gole sempre que possível.

Sugestões de suplementos alimentares:

Uma excelente alternativa para ajudar a melhorar a desnutrição e minimizar as perdas nutricionais é a suplementação oral, além de ser uma via preferencial, não invasiva alguns suplementos podem ser inclusive de agrado ao paladar. 

Abaixo encontram-se algumas sugestões de suplementação, que você poderá escolher a que melhor couber em seu orçamento e/ou preferência de sabor. O local ideal de compra destes suplementos não é em supermercados, e sim em farmácias.

ENSURE é uma linha de suplementos nutricionais recomendada para pessoas que buscam força e resistência para uma vida mais ativa. Pois possui macronutrientes (entre eles a proteína), vitaminas e minerais, que são importantes para manutenção da massa muscular. Ensure é recomendado apenas para pessoas em carência nutricional, com perda de massa muscular, em geral provocada por doenças catabólicas.
Quantas vezes por dia posso utilizar Ensure? A recomendação geral é de 1 a 2 porções por dia. Sempre siga as orientações de seu médico e/ou nutricionista. Ensure pode ser usado como suplemento alimentar, para aumentar o consumo de calorias e nutrientes ou para manter uma boa alimentação. Não contém lactose, nem glúten. É indicado para adultos e crianças maiores de 4 anos.
É possível encontrar o Ensure em farmácias/drogarias e no site: https://www.ensure.abbott/br/ensure/

NUTREN ACTIVE é o complemento alimentar da Nestlé para jovens e adultos que buscam mais disposição e energia contra aquela fadiga do dia-a-dia. É fonte de proteínas, baixo teor de gorduras totais e sem adição de açúcares. Além disso, é enriquecido com vitaminas e minerais, ideais para reforçar a alimentação diária. É recomendado misturar 2 colheres de sopa 1 vez ao dia, ou de acordo com a orientação do nutricionista.
É possível encontrar o Nutren Active em farmácias/drogarias e no site: https://www.nutren.com.br/active/

NUTRIDRINK PROTEIN em pó é um suplemento proteico completo e balanceado da Danone, recomendado para adultos e idosos que precisam manter ou recuperar o peso causado pela má alimentação, com risco nutricional ou desnutrição. Sua fórmula contém alto teor de Proteínas, Vitamina D e Cálcio, que contribuem para a saúde muscular e óssea, além de Zinco e Vitamina C, que auxiliam na imunidade.
 O produto pode ser ingerido por via oral ou sonda (enteral), conforme a recomendação do profissional de saúde. Recomenda-se misturar 6 colheres de sopa (aproximadamente 70g) adicionadas em 100ml de água, leite ou vitamina de frutas. Pode ser fracionado ao longo do dia nas refeições, ou de acordo com a orientação do nutricionista.
É possível encontrar o Nutridrink em farmácias/drogarias e no site: https://www.mundodanone.com.br/

FRESUBIN PROTEIN POWDER é um módulo de proteína com 100% de proteína do soro do leite. Indicado para pacientes com desnutrição proteica, idosos com fratura de fêmur, doenças imunossupressoras e cirurgia bariátrica. Com o sabor neutro pode ser consumido em preparações doce ou salgadas na temperatura quente (sem ferver) ou fria. A dosagem é prescrita pelo médico ou nutricionista.
É recomendado adicionar 2 a 3 colheres - medida em cerca de 150ml/g de bebidas ou pratos semi sólidos nas temperaturas quente, fria ou gelada, ou de acordo com a orientação nutricional.
É possível encontrar em pontos de venda autorizados e no site:  https://www.fresenius-kabi.com/br/produtos/fresubin-original

FRESUBIN ENERGY DRINK é um suplemento nutricional oral líquido, oferece todos os nutrientes de uma dieta completa. Indicado para situações de risco nutricional ou desnutrição, idosos frágeis e cirurgia buco-maxilo. O consumo pode ser feito em até 2 unidades ou conforme indicado pelo médico ou nutricionista. O produto quando aberto guarda na geladeira em até 24 horas e no consumo agitar bem antes de usar.
É possível encontrar em pontos de venda autorizados e no site:  https://www.fresenius-kabi.com/br/produtos/fresubin-original

FRESUBIN PROTEIN ENERGY é um suplemento oral líquido pronto para consumo, nutricionalmente completo. Suplemento com alto valor calórico e proteico, sendo recomendado em situações de necessidade sob desnutrição proteica, idosos com fratura de fêmur e cirurgia ortopédica e doenças imunossupressoras. Pode consumir até 2 unidades ou conforme o indicado pela nutricionista.
Contém sabores de chocolate, baunilha, avelã, abacaxi, frutas vermelhas e cappuccino.
É possível encontrar em pontos de venda autorizados e no site:  https://www.fresenius-kabi.com/br/produtos/fresubin-original

ENSURE PLUS é um suplemento nutricional pronto para consumo que oferece maior aporte de nutrientes, dessa forma auxiliando na manutenção ou recuperação do estado nutricional. Sua fórmula é para uso oral, agite bem antes de usar. Seu consumo pode ocorrer entre 1 ou 2 unidades ou seguindo as orientações médicas.

É possível encontrar o Ensure Plus em farmácias/drogarias e no site: https://www.ensure.abbott/br/ensure/

NUTRIDRINK PROTEIN 200ML é um suplemento líquido, oferece nutrientes que auxiliam no fortalecimento de músculos e ossos. Contém alto teor de cálcio, vitamina D, vitamina C e zinco. É indicado para adultos e idosos com dietas restritivas e inadequadas, pode ser utilizado também na recuperação e manutenção do peso e massa muscular. Seu consumo pode ocorrer entre 1 ou 2 unidades ou seguindo as orientações médicas.
É possível encontrar o Nutridrink em farmácias/drogarias e no site: https://www.mundodanone.com.br/

NUTREN 1.5 200ML é um suplemento utilizado para atender as necessidades nutricionais na recuperação e manutenção do estado nutricional. O produto quando aberto deve ser tampado e sob refrigeração até no máximo 24h e deve seguir as indicações do médico ou nutricionista. É recomendado a ingestão de 1 a 2 unidades por dia, ou de acordo com a orientação nutricional.
É possível encontrar o Nutren em farmácias/drogarias e no site: https://nutren-senior.2b.uy/?c=WkDsoJmKl3BGVCTS

 

Dicas

Hospital do Pari - contato@hpari.com.br - Tel: 55 11 3322-6500