Logo Hpari
Tel: 55 11 3322-6500
Dicas
Anticoagulante: Fundamental após as cirurgias!
BE anticuagulante

Prevenir a trombose, que é a formação de um trombo, ou seja, um coágulo dentro de uma veia.


O que a trombose pode causar?
Trombose é muito grave, podendo levar a embolia pulmonar e à morte. Se um fragmento do trombo seguir o trajeto da circulação venosa e chegar aos pulmões, provoca um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave e uma das causas de morte súbita.


Quem pode ter trombose?
Todos nós. Mas algumas pessoas podem ter o risco aumentado seja por questões físicas, estilo de vida ou predisposição genética, como por exemplo, obesidade, idade mais avançada, colesterol elevado, faz uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, sedentarismo, e quem passou por cirurgias de grande porte, aumentam o risco de desenvolver a trombose.


Quais os sintomas?
A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como dor, inchaço e aumento da temperatura nas pernas, coloração vermelho-escura ou arroxeada, endurecimento da pele.


Só posso ter trombose após cirurgias de prótese de quadril e joelho?
Quaisquer cirurgias trazem o risco de trombose. Mas principalmente as ortopédicas, podem fazer com que a circulação fique diminuída nas veias das pernas, podendo formar um coágulo e causando os trombos.


Posso prevenir a trombose?
Sim. Uma das recomendações médicas no pós-cirúrgico de prótese de quadril e de joelho, é a utilização de medicamento anticoagulante logo após a cirurgia, prevenindo a formação destes coágulos.

O seu uso já é iniciado no hospital, horas após a cirurgia. E é fundamental que seu uso seja continuado em casa, seguindo a prescrição do seu médico.

Quem faz cirurgia de quadril deve tomar por mais tempo do que quem faz cirurgia de joelho.


Como devo tomar o remédio?
Siga a orientação que recebeu do médico em sua alta, mantendo os dias e horários corretos.

Para engolir a pílula, utilize um pouco de água.


Onde encontro este medicamento?
Este tipo de medicamento não é encontrado em postos de saúde. Então, se tem que fazer este tipo de cirurgia, tenha em mente que você deverá ter uma reserva financeira para comprar este medicamento, pois, como você pode ver aqui, ele é de extrema importância para o sucesso absoluto da sua cirurgia.


É só tomar o remédio?
Se o médico lhe prescrever meias elásticas, faça uso das mesmas, pois elas são mais uma maneira de prevenir as tromboses venosas.

Dica da Carla Regina Bertoletto Silva - CRF: 21259
Farmacêutica Responsável da Associação Pari

Dicas

Hospital do Pari - contato@hpari.com.br - Tel: 55 11 3322-6500