Logo Hpari
Tel: 55 11 3322-6500
Dicas
Orientações – pós cirurgia de Prótese total de quadril

Sim, é normal você sentir algumas dores, pois sofreu uma cirurgia grande. Para reduzir o desconforto, existem as medicações que foram receitadas pelo seu médico. Tome-as na dose que ele recomendou e aguarde fazer efeito. Remédios em excesso podem ser prejudiciais a você, por isso siga sempre o que seu médico receitar.

Voltando para casa
Quando receber alta, poderá sair em carro comum. Não cruze a perna operada sobre a outra.

Na fase inicial, evite o excesso de peso na perna operada. Lembre-se que a sua prótese foi feita para garantir as atividades normais da vida diária e não para grandes esforços. Procure fazer repouso por algumas horas durante o dia, se possívet com a perna elevada. Evite sofás ou poltronas muitos baixas e moles.

Providencie uma cadeira de rodas e/ou de banho. Você pode alugá-la em lojas especializadas.

Em casa, é importante que seu caminho esteja livre. Peça para retirarem tapetes, pequenos móveis e outros objetos que possam atrapalhar a sua movimentação.

Se você faz outros tratamentos regulares como diabetes, reumatismo, pressão alta, entre outros, não abandone nenhum deles.

Alimentação
Estudos demostram que o estado nutricional é seguramente um dos fatores independentes que mais influenciaram nos resultados pós operatórios.

Uma nutrição adequada matem o metabolismo e a cicatrização da ferida operatória e a resposta imunológica eficiente, favorecendo ao paciente uma recuperação rápida e sem maiores transtornos.

Pacientes que foram submetidos a cirurgias, precisam adotar uma alimentação diferenciada, com alimentos leves, a base de sopas, caldos, frutas (de preferência cozida), biscoitos, chás claros e sucos e gelatina, com baixo teor de sal. Evite produtos enlatados e industrializado. É importante dar preferência a alimentos cozidos, a fim de evitar contaminações e distúrbios intestinais.

Após alta hospitalar, o paciente deve adotar uma alimentação saudável, EVITANDO alimentos ricos em gorduras, condimentos e doces. É importante não engordar. O excesso de peso pode sobrecarregar a prótese no seu quadril.

Com medidas simples e optando por uma alimentação saudável, respeitando as orientações da equipe medica e as orientações do profissional nutricionista a recuperações será calma e tranquila, fazendo com que em pouco tempo, você voltará às suas atividades e rotinas habituais.


Cuide-se bem e evite infecção
Lave a ferida operatória com água e sabão todos os dias. Você pode fazer isso na hora do banho.

Depois de limpo, cubra com gaze e micro pore ou esparadrapo. E se já estiver cicatrizado, não é necessário cobrir.

Não utilize pomadas ou qualquer outro produto na ferida operatória, nem manipule a ferida.

Não mexa nos pontos. Eles serão retirados no Hospital N. S. do Pari.

Diabetes e tabagismo interferem no processo de cicatrização. Se você for diabético, controle bem sua diabetes e, se fumante, não fume. Estes pontos são importantes para sua recuperação.

Caso note dois ou mais sintomas como saída de liquido ou secreção na ferida operatória, aumento do calor ou vermelhidão ao redor da ferida e febre superior a 37.5, procure o Pronto-Socorro. Se observar apenas um aguarde a evolução do quadro, pois pode haver melhora sem ser necessária a busca por um pronto socorro.

Empenho na fisioterapia
A fisioterapia é fundamental para sua recuperação, pois será através dos exercícios que se restabelecerá.

Quando deitado na cama, abra e feche a perna; e dobre o joelho e estique.

Durante o dia, procure ficar sentado o maior tempo possível e apóie o pé no chão. A cama é somente para dormir e fazer exercícios.

Nunca perca os retornos
Na alta do hospital, você já deixará agendado o primeiro e o segundo retorno.

Compareça a estas consultas marcadas por seu médico. Não falte em hipótese alguma.


Voltando a andar
Você deve começar a andar assim que seu médico liberar, com o auxílio de um andador. Pode ser que o seu médico deseje que você espere um pouco mais, pois isso varia de caso para caso. Tenha paciência e siga a orientação dele.


Avise os outros médicos
Antes de qualquer tratamento dentário ou outras cirurgias, é importante avisar seu médico ou dentista de que você tem uma prótese no quadril. Assim, ele poderá prevenir qualquer problema.


Não exagere
Nunca é demais lembrar que a sua cirurgia foi feita para garantir uma vida melhor, com mais mobilidade e menos dor, mas nunca com a mesma capacidade que você tinha antes de aparecer o problema que levou a operação. Por isso, aproveite a vida, mas sem esforço e sem muito peso. Lembre-se de nunca forçar o quadril operado.


Dicas da Sirlene Araújo
Gerente de Enfermagem
COREN: 180604/SP


E da nossa nutricionista, Vanusa Gonçalves de Matos
CRN:40211/P

Dicas

Hospital do Pari - contato@hpari.com.br - Tel: 55 11 3322-6500